O PROJETO

O QUE FAZEMOS 
O Eu Livre - Educação e Saúde é um coletivo formado por educadores, terapeutas e eternos aprendizes. Nos unimos em 2011, com objetivo de ressignificar o conceito de saúde que nos é imposto pela "sociedade moderna". Através de práticas naturais e integrativas, buscamos despertar o autoconhecer e a cultura do cuidado e do autocuidado, para contribuir com a autonomia do ser. Atuamos com base na educação popular, sustentando a construção compartilhada dos saberes que nos são necessários.

O Eu Livre busca atuar em comunidades, escolas, instituições e espaços culturais e livres. Também temos como foco reconhecer e fortalecer o valor existente nos vários modos naturais de se relacionar com a saúde: a fitoterapia e as ervas receitadas por av@s e erveir@s, a cosmovisão indígena, a medicina chinesa, a filosofia ayurvédica, o partejar natural, assim como a capoeira, a agroecologia, as tecnologias sustentáveis e de comunicação livre. Acreditamos que, quando juntos, todos esses saberes se fundem nas suas igualdades e nas suas diferenças.


PORQUE FAZEMOS 
A sociedade moderna está construída sob um ideal capitalista, que alimenta a cultura da doença visando o lucro, principalmente da indústria farmacêutica. Sem falar na indústria de alimentos, que gera boa parte das "doenças modernas" que serão, em seguida, "tratadas" por hospitais esteréis e medicamentos dispensáveis e muitas vezes nocivos. A existência de iniciativas populares, como o Eu Livre, mobiliza autonomias individuais e coletivas que ressignificam o conceito de saúde frente à essa realidade imposta.

Acreditamos que as ações do Eu Livre fomentam momentos de aprendizado que levam em conta o saber anterior e interior de cada interagente. Com isso, os participantes adquirem entendimento sobre a sua liberdade de escolhe no processo que envolve a saúde e passam a ser agentes dos saberes co-construídos. O sentido de pertencimento em um processo de construção do saber fortalece identidades e a formação de seres ativos, sujeitos conscientes e multiplicadores da cultura da saúde e do cuidado.


QUEM SOMOS
O Eu Livre é formado por educadores e terapeutas que, antes de tudo, são aprendizes, buscadores e fazedores. Atuamos com terapias naturais e holísticas (medicinas chinesa, ayurveda, massagem, yoga, fitoterapia, entre outras), doulagem e parto humanizado, artesanato, cultura popular, comunicação, tecnologias socioambientais, pedagogia, produção cultural, poesia, capoeira angola, educação ambiental e ecologia humana. Além dos membros fixos, contamos com vári@s colaborador@s que sempre somam e compartilham saberes e ações.


ONDE ESTAMOS
Estamos no mundo, onde pudermos chegar, mas nossa base é o Espaço Cultural Mercado Sul, em Taguatinga (DF), local que renova o legado de anos de história e militância do movimento cultural da cidade. A proposta do ECMS é continuar a fortalecer as manifestações desenvolvidas e oferecer atividades culturais à comunidade local e de cidades vizinhas. Gerido de forma colaborativa e autonôma, nosso espaço é formado pelos coletivos: Eu Livre - Educação e Saúde,  Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola, Casa Moringa e Estúdio Gunga. 


Bem-vind@s!

2 comentários:

  1. Olá,
    Faço parte do Conselho de Cultura de Samambaia. Para nós seria um imenso prazer tê-los em nosso Sarau, que acontece mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês. O próximo será no dia 27/06, atrás (ou ao lado) do estádio de futebol de Samambaia.

    ResponderExcluir